quinta-feira, 18 de junho de 2009

Investindo na Mudança de Comportamento

É muito comum notar-se profissionais saírem de Palestras ou Cursos Comportamentais (vendas, gerenciamento, motivação, liderança, atendimento, neuro-linguística,....) como se estivessem saindo de um cinema ou de um teatro. Durante o evento, assistem, ouvem, opinam e participam (quando solicitados). Alguns chegam até mesmo a ficar impressionados.
Mas.....e daí? Em muitos dos casos saem com as mesmas opiniões, convicções, comportamentos. No dia seguinte estão na empresa, envolvidos com o dia-a-dia, agindo absolutamente da mesma maneira como sempre agiram. Em uma semana , o que foi assistido e ouvido estará invariavelmente esquecido. Se foi entregue algum material didático, este sim estará a salvo. Muito bem arquivado pela secretária ou muito bem escondido num porta-malas (enquanto o carro permanecer com o mesmo dono).Em vez de explicar porque isso acontece, vamos dar algumas dicas para que isso não aconteça.



1. Cursos X Treinamentos

Cursos servem para formar, informar o profissional. Num Curso é dada informação, que o aluno transforma em conhecimento. Treinamentos são diferentes. Neles, o participante deve treinar, de forma a conseguir habilidades no uso de técnicas. Após um treinamento eficaz, onde o treinando realmente pratique as técnicas ensinadas, os resultados são imediatos.Quando o assunto for mudança (melhora) de comportamento (atitude), opte por um treinamento. Nestes casos, cursos não valem a pena.


2. Conscientização

O profissional só vai aproveitar o treinamento e usar as técnicas no seu dia a dia, se estiver convencido de que elas funcionam e vão melhorar o seu desempenho, resultado e qualidade de vida. Cabe ao instrutor mostrar e convencer os participantes, através da sua credibilidade e experiência, da eficácia dos ensinamentos que vai transmitir.A conscientização acontece durante os exercícios e vivências. O treinando é levado a passar por situações muito semelhantes às do seu cotidiano e sente na pele como as técnicas o ajudam a sair-se bem. Temos instrutores capazes de conquistar a confiança dos treinandos.

3. Manutenção

Tudo na vida deve ser cultivado. Até uma amizade ou um jardim. O que dizer, então, de uma habilidade? Um desportista pratica 8 horas, todos os dias. O mesmo deve acontecer com o profissional de qualquer área.Assim, ao sair de um treinamento, é preciso que o participante leve ferramentas que o ajudem a treinar e colocar em prática as técnicas aprendidas. Procure treinamentos que ofereçam estas ferramentas e também reciclagens pois elas ajudam muito na continuidade dos programas e mudanças de comportamento.
Lembre-se: "Coisas conhecidas são caladas, e por serem caladas são esquecidas".


4. Treinar a Equipe

É muito mais fácil implantar uma metodologia de trabalho (e mudar comportamentos) quando todos os membros de uma equipe são treinados ao mesmo tempo. Aumenta a sinergia. Um ajuda o outro. Cria-se uma cultura na empresa (ou departamento).Os novos funcionários já entram no novo clima do grupo e isso ajuda muito.Outra coisa fundamental: a participação ativa da chefia. Ela aumenta a confiança e a motivação do grupo.
Para treinar uma equipe, nada melhor do que eventos fechados ("In-Company").


5. Marketing na Comunicação

Ninguém gosta de receber uma convocação compulsória, seca, sem um porquê, mesmo quando se trata de cursos, treinamentos ou palestras. Sempre que possível, não convoque. Convide os funcionários e mostre a importância da sua participação. Deixe claro que a empresa está investindo nele porque acredita no seu potencial e quer melhorar ainda mais os seus resultados. Lembre-os, também, de que as informações e habilidades adquiridas no treinamento serão um patrimônio do participante. Use o Marketing nos seus convites. Seguindo as recomendações acima, com certeza você terá sucesso ao investir em você e no seu pessoal.
Boa sorte e nos convoque para servi-los!

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